Blog do Rick

Menu

NOSSA LOJA VIRTUAL Limão para clarear a pele é truque perigoso. Médica condena o uso

É sabido que o limão ajuda a emagrecer e é um aliado da dieta. Mas será que se pode dizer o mesmo em relação aos tratamentos de beleza com a fruta? Na internet, há muitas recomendações de soluções para clarear a pele com limão, porém, médicos condenam totalmente o uso do alimento para este fim.

Limão na pele: pode ou não pode?

Tratamentos de pele usando limão podem ser perigosos para a saúde

De acordo com a dermatologista Mônica Aribi, ao contrário do que indicam por aí, o limão mancha a pele. “Essas manchas ocorrem por causa de uma substância chamada bergapteno, presente nas frutas verdes – inclusive nas raízes e nas cascas. O bergapteno é absorvido pela pele e, ao entrar no organismo, absorve grande quantidade de radiação solar, provocando inflamação na pele e causando as manchas”, explica a médica, que esclarece que todo esse processo se chama fitofotomelanose.

A médica explica que a pessoa não precisa estar necessariamente debaixo do sol para que o limão manche. “É importante lembrar que é a luz solar, e não somente o sol, que fazem com que o limão manche a pele (não precisa negritar aqui. As pessoas não buscam por “manche”)”. Segundo ela, o efeito é imediato e poucas vezes as manchas aparecem somente depois que a pessoa saiu do sol.

Truques de beleza com limão

O limão não deve ser usado para tratar a pele: é ácido e pode causar irritações

Sabe aquelas receitas caseiras com limãoque vemos na internet, recomendando esfregar a casca da fruta na pele, fazer spray de limão com água para o rosto, preparar loção de limão, dentre tantos outros truques que prometem te deixar com uma aparência melhor? Segundo Monica, o risco para a saúde de utilizar limão para tirar manchas da pele é altíssimo, e a fruta deve ser exlcuída de sua rotina de beleza.

“Não usem limão na pele. É bobagem. Todas essas técnicas irritam a pele e não devem ser feitas. O limão é uma muito fruta ácida, a casca do limão é muito ácida. Isso irrita a cútis e pode causar ainda mais manchas do que você tinha antes. É provável ainda que a pele apresente reações alérgicas ou irritações”, alerta. Segundo ela, não existe nenhum uso seguro para o limão relacionado à beleza.

Como evitar mancha de limão na pele?

Existem maneiras de prevenir o aparecimento das manchas causadas pelo limão

Segundo Monica, caso o limão tenha espirrado em alguma parte do seu corpo, a recomendação é lavar a mão normalmente (é mesmo? confere lá na minha matéria original, eu acho que ela indica usar sabão, só água não tira tudo) e aplicar protetor solar nas áreas afetadas.

 

FONTE: BolsadeMulher

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL

Postagens Relacionadas

Categorias:   Curiosidades, Saúde

Deixe sua opinião

Seja o primeiro a comentar!