Blog do Rick

Menu

LOJA VIRTUAL Dieta detox líquida faz mal para a saúde? 4 coisas que você precisa levar em conta

Perder peso com pouco esforço soa como uma situação, no mínimo, milagrosa. Nesse caso, seriam as dietas desintoxicantes líquidas boas demais para serem verdade? Como o próprio nome sugere, dietas líquidas significam que você recebe todas, ou pelo menos a maioria, das calorias diárias através de bebidas.

Algumas dietas líquidas são limitadas aos sumos de frutas ou de hortaliças, além de shakes, que substituem todas as refeições, tomadas três ou quatro vezes por dia. Você já deve ter feito alguma dessas dietas por conta própria. Alguns planos mais audaciosos, de duração mais prolongada, que ultrapassam a média de 7 dias, precisam de supervisão médica.
Outros cardápios de dietas líquidas podem substituir apenas uma ou duas refeições (normalmente o café da manhã e almoço) pelos sucos detox, e então você tem direito a comer um jantar mais saudável. Prefira estas opções, ou ainda, os menus que incluem lanches em seus planos de alimentação líquida.

Dietas líquidas funcionam?

1. Resultado passageiro

Refeições líquidas podem ajudar, como qualquer outra dieta que lhe forneça menos calorias do que você normalmente já consome. No entanto, os resultados podem ser apenas passageiros. Quando você corta drasticamente a ingestão de calorias, seu metabolismo reduz sua atividade para economizar energia.

A não ser que mude definitivamente seus hábitos alimentares, é provável que recupere novamente todo peso que perdeu depois que sair da dieta líquida. Determinados planos de desintoxicação líquida têm melhores resultados a longo prazo do que outros.

2. Precisa ser líquida, se pode ser saudável?

Dietas que incluem alimentos sólidos e líquidos, normalmente, são mais fáceis de controlar a quantidade de calorias diárias. No início, não seja tão rigorosa com a soma total do que consome. Aproveite para observar as reações do seu corpo e fique atenta às categorias e variedades de alimentos que compõem suas refeições. Assim, fica mais fácil entender os reflexos da alimentação no seu organismo, o que pode ajudar a manter seu peso ideal por muito mais tempo.

Cardápios líquidos são seguros?

3. Efeitos secundários da deficiência de nutrientes

Muitas dietas de baixa caloria (de 400-800 kcal diárias), em particular as líquidas, podem ter falta de nutrientes e só devem ser adotadas sob supervisão médica. O déficit de nutrientes essenciais pode conduzir a efeitos secundários, tais como fadiga, tonturas, perda de cabelo, cálculos biliares, e danos no coração.

4. Falta de fibra e proteína é ruim

Além da falta de nutrientes e minerais, se você não ingerir quantidade suficiente de fibra, porque não se alimenta adequadamente de frutas e legumes, pode acabar com constipação. E lembre-se: dietas com deficiência de proteína também podem causar dificuldade no processo de regeneração dos músculos.

Fonte: Bolsa de Mulher

Postagens Relacionadas

Categorias:   Lifestyle, Saúde

Deixe sua opinião

Seja o primeiro a comentar!