Blog do Rick

Menu

LOJA Como higienizar 14 produtos de beleza: lápis, rímel, delineador, batom e mais

Tão importante quanto limpar os aplicadores de maquiagem, como pincéis e esponjinhas, é também higienizar seus próprios produtos de beleza. Alguns truques rápidos, adotados na própria rotina de maquiagem, podem fazer a diferença na durabilidade dos produtos e também na prevenção da proliferação de fungos, bactérias, que podem causar alergias e infecções de pele e mucosas, como dos olhos e boca. A seguir, veja como higienizar alguns dos itens que você mais usa na nécessaire.

Como limpar maquiagem

Lápis de maquiagem
Para os lápis de olhos e de boca, o recomendado é apontá-los antes e após cada uso e passar um lenço de papel ou papel higiênico na pontinha. Assim, você limpa onde o apontador não alcança. Também não esqueça de higienizar seus pincéis, que acumulam resquícios de maquiagem e oleosidade. No caso do pincel de boca, sempre a cada uso.

Máscara para cílios, gloss, aplicador do corretivo líquido
Retire todo o excesso de produto do aplicador com papel higiênico. Depois deixe-o de molho  em água e sabonete ou shampoo neutros (linhas infantis são ótimas opções), melhor ainda se a solução for morna.

Blush, corretivos e bases em bastão
Assim como os lápis de olhos, passe um lenço de papel, pelo menos, uma vez por semana, na superfície deles. Dependendo da frequência de uso, a cada 15 dias ou um mês, enrole o dedo indicador e médio no lenço de papel e remova uma camada muito superficial do produto. Nunca use lenço umedecido, para não abandonar mais resíduos. Nas formulações cremosas e líquidas, o ideal é sempre usar espátulas e aplicadores limpos a cada uso para evitar contaminações.

Batom
O recomendável mesmo, seria limpar o batom antes e após cada uso. Para eliminar qualquer chance de alergia e contaminação. As mucosas são partes do corpo muito sensíveis e de difícil recuperação, então, cuidado redobrado nessas áreas. Ao passar o lenço de papel por toda a superfície do batom, cuidado para não quebrá-lo ou deformá-lo.

Pó compacto facial, blush em pó e sombras
Cosméticos em pó tendem a ser mais difíceis de contaminar porque dificilmente juntam umidade e resquícios, mas ainda assim precisam de limpeza ao menos a cada quinze dias. Use a técnica do lenço de papel, limpando a superfície do produto, ou reservando uma esponjinha própria e limpa só para isso. Depois, lave-a e guarde em local seco até a próxima higienização.

Delineador líquido
O delineador, dependendo do pincel de aplicação, pode ser higienizado como os aplicadores de rímel. Mas, se ele tiver o pincel mais delicados de pêlos naturais ou fibras finas, não é recomendável deixá-lo de molho em shampoo. Você pode esfregá-los com os dedos e o mesmo shampoo, cuidadosamente em água corrente. Uma boa técnica que também é usada nos pincéis é usar uma gota de condicionador antes do último enxágue.

Apontador e esfumaçador
Não se esqueça de higienizar o apontador, mantê-lo sempre seco para não oxidar e trocá-lo sempre que necessário. Para fazer uma limpeza completa, use álcool em gel em lenço de papel. O esfumaçador pode ser lavado com sabonete neutro, assim como os pincéis.

 

Fonte: Bolsa de Mulher

Postagens Relacionadas

Categorias:   Cosméticos, Curiosidades

Deixe sua opinião

Seja o primeiro a comentar!